O Match Amigável que ira opôr Portugal à selecção de Cabo Verde - a 18 tabuleiros - tem já as equipas definidas e está pronto a iniciar-se.
A todos os intervenientes desejamos uma prova muito interessante, bem disputada e que sirva para estreitar os laços de amizade que unem os nossos dois países.
Inicia-se a 1 de Setembro deste ano mais uma TAÇA DO MUNDO DE VETERANOS, na sua 3ª edição, que tanto sucesso tem alcançado junto dos jogadores 'séniores' espalhados pelo mundo.
Recordamos a propósito que o Senior Master português GUSTAVO MORAIS, da Marinha Grande, se encontra a disputar, precisamente, a FINAL da 1ª Taça do Mundo de Veteranos, http://www.iccf-webchess.com/EventCrossTable.aspx?id=20207 , o que muito enche de orgulho o xadrez por correspondência nacional.
Esta prova realiza-se em 3 fases (Preliminares, Semi-Finais e Final) e destina-se a xadrezistas com 60 ou mais anos de idade (a 1/09/10). O ritmo de jogo será de 10 lances para 40 dias, sendo as partidas disputadas através do ICCF Webserver. Os resultados contam para o rating elo internacional.
As inscrições, que terminam a 16 de Julho, poderão ser efectuadas directamente para a APXC (apxc@apxc.pt) ou através do sistema Direct Entry da ICCF. A taxa de inscrição é de 15 euros.
Já recebemos a constituição da equipa de Cabo Verde
Continuam abertas as inscrições para o Match amigável com Cabo Verde. São "apenas" duas partidas, jogadas através do ICCF Webserver e a contar para o rating internacional. As inscrições - gratuítas - podem ser efectuadas através do seguinte endereço da APXC: apxc@apxc.pt
Foi com grande consternação que recebemos a notícia do falecimento, neste domingo de Páscoa, do nosso xadrezista e amigo DAGOBERTO MARKL.
Professor, historiador de arte e do xadrez, vogal da Academia Nacional de Belas-Artes, escritor, investigador, jornalista, conferencista, o Dr. Dagoberto foi também um grande entusiasta do xadrez por correspondência, quer como jogador postal muito activo (tendo sido Campeão Nacional de Clubes pelo Alekhine), quer como director, durante vários anos, da nossa revista de xadrez "Peão Distante".
Ainda recentemente tivemos a oportunidade de ler um dos seus mais recentes trabalhos "Xeque-Mate no Estoril - A morte de Alekhine" (Campo das Letras), livro que recomendamos a todos os amantes do xadrez (e de um bom romance policial). A leitura deste livro seria uma forma, ainda que singela, de homenagearmos este vulto ímpar de intelectual e grande impulsionador do xadrez por correspondência em Portugal.
Tendo em vista assinalar os 200 anos da fundação do estado argentino, a federação daquele país vai organizar um torneio aberto a todos os jogadores, de qualquer nível, e que se estende por 3 fases. A prova será disputada por e-mail.