sexta-feira, 22 de julho de 2011

FÉRIAS!


Avisamos os nossos prezados sócios de que vamos duas semanas de férias.

Regressamos a 15 de Agosto com as "baterias carregadas" e prontos para continuarmos a levar até si toda a informação relativa à APXC e ao Xadrez por Correspondência português.

Até lá!

segunda-feira, 18 de julho de 2011

A 18ª TAÇA DO MUNDO É JÁ UM SUCESSO!


A 18ª TAÇA DO MUNDO É JÁ UM SUCESSO

Embora o fecho das inscrições aconteça apenas a 1 de Setembro próximo, a julgar pelo impressivo número de jogadores inscritos, podemos afirmar que a 18ª edição da TAÇA DO MUNDO está “condenada” a um enorme sucesso!
Assim, a mais de um mês do final das inscrições, a Federação Polaca, que organiza o evento, deu já entrada a 294 pedidos de inscrição, apresentados por 242 jogadores oriundos de 39 países, incluindo naquele número 34 jogadores titulados (1-GM, 7-SIM e 26-IM).
De salientar que haverá um prize money de 2000€ a distribuir pelos 4 primeiros classificados e que, este ano, por se tratar das "Bodas de Diamante" da ICCF, a 18ª TAÇA DO MUNDO confere direitos especiais de acesso ao Campeonato do Mundo (WCCC).
Recordamos que esta TAÇA DO MUNDO é aberta a TODOS os jogadores, independentemente do seu rating, experiência ou força de jogo.

O regulamento completo da prova poderá ser lido AQUI.
A taxa de inscrição nesta prova, exclusivamente para sócios da APXC, será de 13 euros por cada série em que se inscrever.
As inscrições poderão também ser realizadas através do ICCF Direct Entry System, mas aqui a taxa terá um valor superior (19 euros).

Esta é, aliás, uma das vantagens de ser sócio da APXCter inscrições mais baratas nos torneios da ICCF. Convenhamos, uma vantagem nada negligenciável nos dias de hoje... :-)
Qualquer informação pode ser solicitada utilizando o nosso endereço habitual: apxc@apxc.pt
INSCREVA-SE NA 18ª TAÇA DO MUNDO!
AS INSCRIÇÕES TERMINAM A 1 DE SETEMBRO

segunda-feira, 11 de julho de 2011

1º CAMPEONATO NACIONAL ESCOLAR DE XADREZ POR CORRESPONDÊNCIA


Terá lugar no início do próximo ano lectivo o 1º CAMPEONATO NACIONAL ESCOLAR DE XADREZ POR CORRESPONDÊNCIA, uma organização conjunta da APXC e da FPX, com o apoio do Instituto do Desporto de Portugal.

Este Campeonato, cujas inscrições terminam a 30 de Setembro, tem como objectivo principal fomentar nos jovens o gosto pelo Xadrez, permitindo uma competição salutar entre alunos de diversas escolas do nosso país, independentemente da sua localização geográfica.

O regulamento da prova pode ser lido AQUI.

A APXC, através do nosso endereço institucional apxc@apxc.pt,  coloca-se desde já à disposição de todos que pretendam receber esclarecimentos sobre esta prova de XADREZ ESCOLAR.

terça-feira, 5 de julho de 2011

BOBBY FISCHER AGAINST THE WORLD

Bobby Fischer Against the World

Será lançado comercialmente na Europa no próximo dia 15, o documentário "Bobby Fischer Against the World", da realizadora americana Liz Garbus.
Este filme, que vem obtendo um assinalável sucesso nos festivais internacionais por onde tem passado (Sundance, Boston, Moscow, Copenhagen, entre outros), é um relato fiel e circunstanciado do que foi a carreira e a vida daquele que será sempre uma eterna referência para muitos de nós - o legendário Bobby Fischer.
Deixamos aqui esta nota, na esperança de que possamos ver este documentário nas salas de cinema portuguesas.

domingo, 3 de julho de 2011

EX-PRESIDENTE DA ICCF DE VISITA AO PORTO

Josef Mrkvička (ICCF) e Pedro Soberano (APXC)
Este fim de semana, o ex-Presidente da ICCF, Josef Mrkvička, realizou uma visita particular ao Porto, tendo-se encontrado com o dirigente da APXC, Pedro Soberano. (foto)

O checo Josef Mrkvička, para além de estar ligado, há décadas, à federação internacional ICCF, desempenha presentemente o cargo de Auditor Financeiro, sendo ainda o delegado da República Checa naquele organismo.
 
Neste agradável encontro ocorrido no Porto, os dois dirigentes tiveram oportunidade de passar em revista as principais questões que se levantam, na actualidade, ao Xadrez por Correspondência a nível internacional, bem assim como analisar os desafios que se colocam num futuro próximo à modalidade e que serão tratados, já este mês, no Congresso da ICCF que se realizará na Finlândia.

sexta-feira, 1 de julho de 2011

PORTUGAL NA 3ª SÉRIE DAS SEMI-FINAIS DO CAMPEONATO DA EUROPA


Realizou-se esta semana o escalonamento das selecções que irão disputar a 9ª edição do Campeonato da Europa, encontrando-se Portugal inserido na 3ª série eliminatória, indo competir com países de elevadíssimo gabarito, como é o caso da Ucrânia, Lituânia, Israel e Inglaterra, só para citar alguns.

Esta edição do 9th European Team Championship conta com um número record de países inscritos (nada mais nada menos que 34 países!... só Grécia e Malta não se inscreveram), tendo sido distribuídos por 2 séries com 11 selecções e uma com 12, atendendo ao “rating” das equipas.

As condições de apuramento são as seguintes:

The best 3 teams of each Semi-final + the best 4.th team [scored points / played games] will qualify to the Final, together with the best 3 teams of the Final of the 8.th ETC; should a team get a “double qualification” (from 8.th ETC Final and 9.th Semi-final), it will be replaced by the best not-qualified team amongst all of the preliminary groups.

A competição inicia-se a 15 de Julho e pode ser acompanhada AQUI.

Lembramos que o nosso país estará representado nesta prova, com uma equipa constituída pelos seguintes jogadores:

Board 1 SM Cleto, Fernando
Board 2 SM Pessoa, Francisco Azevedo
Board 3 SM Reis, Luís Simões
Board 4 IM Moreira, José Américo
Board 5 IM Pinho, Joaquim Brandão (Captain)

Board 6 Mourato, Mário
Board 7 Grego, Luís Gonzaga

Board 8 Ferreira, João Guerreiro

Para terminar, deixamos uma curiosidade. A defender o 1º tabuleiro da Ucrânia encontra-se, nada mais nada menos, do que o jogador com maior Elo no mundo, o GM Nikolai Papenin (2733). Nada que assuste o nosso SM Fernando Cleto, que com ele se defrontará... Força, Fernando!!

Aos elementos da selecção portuguesa a APXC deseja as maiores felicidades.