segunda-feira, 18 de junho de 2012

75 ANOS DE XADREZ POR CORRESPONDÊNCIA EM PORTUGAL


75 anos de xadrez por correspondência em Portugal
1937 - 2012

Há 75 anos que se disputam provas de Xadrez por Correspondência em Portugal!
Efetivamente, foi em 1937, aquando do lançamento do primeiro número da Revista Portuguesa de Xadrez, que tiveram lugar os primeiros torneios de Xadrez por Correspondência, devidamente estruturados e organizados sob a égide da Federação Portuguesa de Xadrez, então com apenas 10 anos de vida, pois foi fundada em 1927.
A Revista Portuguesa de Xadrez, que surgiu em 1937 e continuou sendo editada, embora com intermitências, até 1946, veio ocupar o espaço deixado vago pela revista “Estratégia”, criada no Porto em 1933 graças à iniciativa e dedicação de um grupo de xadrezistas da Cidade Invicta, que teve uma existência breve.

Mas voltando à Revista Portuguesa de Xadrez, foi seu primeiro diretor e editor o Engº Eduardo Pellen, Presidente da FPX de então, tendo como administrador o secretário da FPX, Carlos de Araújo Pires, que mais tarde passaria a diretor da revista. Ao longo dos diversos números publicados, são frequentes as referências ao Xadrez por Correspondência, o que prova a vitalidade da nossa modalidade em meados do século passado.

É pois da mais elementar justiça que se assinale neste espaço os 75 ANOS DE XADREZ POR CORRESPONDÊNCIA EM PORTUGAL e o papel decisivo que a Revista Portuguesa de Xadrez teve na sua divulgação no nosso país.
Como curiosidade, deixamos o registo dos nomes dos intervenientes nesses 3 primeiros torneios de Xadrez por Correspondência realizados em 1937 sob os auspícios da Revista Portuguesa de xadrez.



Grupo 1
Grupo 2
Grupo 3
A. A. Aguiar
Leopoldo de Oliveira Pires
Rui Nascimento
A. Cohen
Adelino Galhardo 
M. Cláudio
Morais David
Gaspar Mendes
F. Simões
A. G. Araujo
Armando Aragão
Raul dos Santos
I. Ferreira
Fernando de Vasconcelos
Guterres Gonçalves

Sem comentários:

Enviar um comentário